Segunda Circular do V ENEBIO e II EREBIO Regional 1

27/03/2014 14:57

São Paulo, março de 2014

2a Circular V ENEBIO e II EREBIO Regional 1

O V Encontro Nacional de Ensino de Biologia e II Encontro Regional de Ensino de Biologia da Regional 01 serão realizados de 8 a 11 de setembro de 2014 no Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo – São Paulo/SP.

Os objetivos específicos do evento são:
- Contribuir para a melhoria do ensino de Ciências e Biologia nos diversos níveis de ensino;
- Oferecer subsídios teórico-práticos para a docência em Ciências e Biologia;
- Divulgar e fortalecer a atuação da Associação Brasileira de Ensino de Biologia;
- Promover o intercâmbio entre pesquisadores da área;
- Fortalecer os vínculos entre pesquisadores e professores interessados no ensino de Ciências e Biologia;
- Refletir historicamente sobre o ensino de Ciências e Biologia no Brasil, particularmente sobre a seleção e a organização de conteúdos e dos métodos de ensino, bem como sobre a formação de professores da área.

O tema central do encontro será Entrelaçando histórias, memórias e currículos no En- sino de Biologia e as atividades incluirão conferências, mesas redondas, minicursos, oficinas, painéis temáticos e seções de apresentação de trabalhos em diferentes modalidades.

Os trabalhos deverão estar associados a um dos seguintes eixos do evento: 1 – Processos de Ensino-Aprendizagem em Ciências e Biologia
2 – Currículos de Ciências e/ou Biologia e de formação docente
3 – Formação de Professores de Ciências e Biologia
4 – Desenvolvimento de estratégias didáticas para o ensino de Biologia
5 – Educação não-formal e Divulgação Científica
6 – História e Filosofia da Ciência
7 – Políticas Públicas para a Educação em Ciências
8 – Relações entre Educação, Ciências e Culturas

 

A nova data limite para envio dos trabalhos é 5 de maio de 2014, que devem seguir as normas anexas a esta circular. Os trabalhos deverão ser submetidos conforme orientações do site https://enebio5.webnode.com/envio-de-trabalhos/.

Gostaríamos de solicitar uma ampla divulgação do evento.

Organização: Diretoria Executiva Nacional SBEnBIO (2013-2015) e Diretoria e Conselho Deliberativo da Regional 01.

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS
1)
O trabalho a ser enviado para avaliação do comitê científico deve estar relacionado a um dos

oito eixos temáticos do evento.
2) Só serão aceitos trabalhos completos, compostos de: título, resumo, palavras-chave, texto e

referências. O arquivo completo deve ter entre 8 e 12 páginas, em formato doc.

3) Os trabalhos poderão ser inscritos em uma das três categorias:
-
resultado de pesquisa acadêmica (concluída ou em andamento) - relato de experiência
- produção de materiais didáticos

a) Pesquisa Acadêmica (PQ): a pesquisa pode ser apresentada em quaisquer de suas fases, incluindo dados, análise, discussão. Projetos de pesquisa não serão aceitos. A escrita do trabalho completo deve privilegiar: o tema de investigação, sua justificativa, indicações de referenciais teóricos, objetivos do trabalho e indicativos de metodologia (tanto aspectos teóricos quanto práticos), resultados e análises dos dados, conclusões.

b) Relato de Experiência Docente (RE): supõe escrita, descrição e reflexão teórica acerca de uma experiência docente relacionada ao tema central e/ou aos eixos temáticos do evento, indicando o que esta representou para os sujeitos envolvidos. O relato de experiência poderá ou não ter como fruto a produção de um material didático.

c) Produção de Materiais Didáticos (MD): o autor deverá (i) incluir informações acerca da forma, do conteúdo e do seu uso e objetivos pedagógicos e (ii) participar da exposição de materiais didáticos.

page2image16344
 

4) Dentro de qualquer categoria, os trabalhos terão três (03) formatos para apresentação:

- apresentação oral
- apresentação de pôster
- apresentação em outras linguagens

a) Apresentações orais: serão feitas pelo primeiro autor e terão a duração de 15 min, acrescidos de 10 min para a discussão, podendo ser usado o datashow. Ao final da apresentação será entregue ao primeiro autor, o certificado de apresentação do trabalho contendo o nome de todos os coautores do trabalho, conforme a inserção no sistema. Os nomes dos coautores aparecerão no certificado, da forma em que foram digitados.

b) Apresentações de pôsteres: Os pôsteres deverão ter as dimensões de 90 centímetros de largura e de 1 metro de altura. Deverá conter a logomarca da instituição de origem, próxima ao título. O título deverá ser o mesmo utilizado no trabalho completo enviado e deve ser escrito em letras maiúsculas de forma que sejam vistos a três metros de distância. Deverão ser utilizadas letras que permitam a leitura a dois metros de distância. Os pôsteres deverão ser afixados trinta minutos antes do horário previsto para apresentação no local definido na programação do evento. O apresentador, obrigatoriamente, deverá estar à disposição para esclarecimentos ao público por duas horas, no horário estipulado na programação. A montagem dos pôsteres deverá ocorrer meia hora antes do início da sessão. Ao final da apresentação, será entregue ao primeiro autor, que apresentou o trabalho durante todo o período exigido, o certificado de apresentação. Se o autor inseriu o nome dos coautores no sistema no momento do envio do resumo, o nome dos coautores aparecerá no certificado, da forma em que foram digitados.

c) Apresentações em outras linguagens: pode abarcar apresentações em linguagens diferentes da acadêmica tradicional: apresentação de vídeos, instalações, peças de teatro, dança, exposições em consonância com os objetivos, temática e eixos do evento. No momento da inscrição, os autores devem indicar o espaço e equipamentos mínimos necessários para suas apresentações. Essas demandas serão avaliadas conforme a disponibilidade do local e equipamentos e serão discutidas caso a caso entre coordenação do evento e autores.

NORMAS DE FORMATAÇÃO DOS TRABALHOS

1) O resumo do trabalho deve ter o mínimo de 600 caracteres e o máximo de 800 caracteres com espaço.

2) O texto completo, com título, resumo, palavras-chave, texto e referências deve ter entre 8 e 12 páginas. Deve ser editado em letra Times New Roman tamanho 12, espaço 1,5, folha A4, margens 2,5. Este arquivo deverá ser anexado ao sistema no formato doc. Somente arquivos em doc sem senha poderão ser anexados. O arquivo doc deve ser nomeado da seguinte forma: o primeiro nome e o último sobrenome do primeiro autor. Veja o exemplo: pedrosilva.doc

3) O título do trabalho (no resumo e no texto completo) deve estar com todas as letras maiúsculas, centralizado e em negrito. O(s) nome(s) do(s) autor(es) deve(m) aparecer na(s) linha(s) abaixo do título (um autor por linha), seguido(s) da instituição do(s) autor(es) e fonte de financiamento (se houver), como no exemplo abaixo:

Exemplo:

O ENSINO DE BIOLOGIA E A INCLUSÃO SOCIAL EM ESCOLAS

Antonieta do Prado (Escola Estadual Afrânio Dias – Bolsista PIBID) Mariana Teixeira (Faculdade de Educação - UEVRS)

4) As referências bibliográficas devem conter somente os trabalhos explicitamente citados no texto. Tanto a relação de referências bibliográficas como as citações no texto deverão ser feitas de acordo com as normas da ABNT.

5) Os trabalhos podem ser redigidos em português ou em espanhol e as páginas não devem ser numeradas. 

 

Voltar